sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Unidade móvel Vai ampliar o atendimento do Consultório de Rua

Em um ano de atuação o Consultório de Rua de Lauro de Freitas já atendeu 620 pessoas, ou seja, uma média de 52 por mês. Para reforçar e ampliar este atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última sexta-feira (7), uma unidade móvel que vai auxiliar as equipes na atenção à demanda de crianças, adolescentes e adultos em situação de risco, com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e o abuso de álcool e drogas.

O projeto atua na localidade de Pouso Alegre, em Itinga, e na Lagoa dos Patos, Centro. Com o veículo, a equipe agora atenderá a comunidade de Portão já a partir deste mês. “O principal foco do Consultório de Rua não é o combate às drogas, e sim reduzir risco, além de facilitar o acesso dessas pessoas à rede de saúde”, ressaltou a coordenadora Flávia Maia Souza.

Depois de verificar o equipamento e entregá-lo à população, a prefeita Moema Gramacho ouviu o testemunho do ex-alcoólatra e usuário de drogas C. A. N. “O Consultório salvou minha vida e agora está resgatando os jovens de 10 a 16 anos da minha comunidade que usavam drogas. Virei um agente multiplicador, os jovens estão trocando o entorpecente pelo esporte. Eles agora me procuram para pedir camisinha”, disse sorrindo.

“Esse projeto é extremamente importante como política pública. Os dados são positivos. Conseguimos fazer com que essas pessoas tenham tratamento e cuidados em saúde”, ressaltou a prefeita Moema. Para o secretário de Saúde, Luiz Galvão, o projeto funcionou

em fase experimental trazendo grandes resultados. “Hoje, além de conhecer as necessidades do bairro, o Consultório também estimulou as pessoas que se tratam a levar suas famílias para participarem das oficinas”.

O Consultório de Rua foi implantado no município após a assinatura do Convênio Plano Operativo Tripartite do Programa Federal “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência”, em 2009, entre Ministério da Justiça, Governo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas. O projeto começou a atuar nas áreas mais violentas da cidade apontadas por pesquisa realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). A equipe com assistente social, psicólogo, enfermeiro e educadores leva à comunidade oficinas artísticas com utilização de instrumentos musicais, fantoches, oficinas de desenho e pintura, jogos de tabuleiro e educativos, dinâmicas temáticas sobre saúde, prevenção e redução de danos, com uso do álbum-seriado e escutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário