sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lauro de Freitas realiza Conferência Municipal de Transparência em novembro


Com presenças já confirmadas do ex-ministro Chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, e da auditora Geral do Estado, Mirian Freitas, Lauro de Freitas realiza a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL) nos dias 16, às 18h, e 17 a partir das 8h, no auditório da UNIME.
Pioneiro na convocação da Conferência Municipal na Bahia, Lauro de Freitas se prepara, com este evento, para as etapas estadual, marcada para os dias 29 e 30 de março de 2012, e nacional, entre 18 e 20 de maio. O objetivo é estimular a participação popular no acompanhamento da gestão governamental, buscando aperfeiçoar os instrumentos de controle atualmente existentes, inclusive através da simplificação da linguagem contábil utilizada, que dificulta o entendimento da maioria da sociedade.
Durante a Conferência serão elaboradas propostas com base em quatro temas específicos: transparência pública, capacitação da sociedade, atuação dos conselhos e prevenção e combate à corrupção. As propostas serão levadas à Etapa Estadual e, posteriormente, debatidas na Etapa Nacional, culminando em um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, a ser adotado pelos municípios, estados e a própria União.
A Conferência de Lauro de Freitas contará ainda com a participação de técnicos da CGU, juízes, promotores, deputados estaduais e federais, além da prefeita Moema Gramacho e do presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Rosalvo.
Segundo o presidente da Consocial de Lauro de Freitas e controlador do município, Kívio Dias, a Conferência representa uma “oportunidade única de aperfeiçoamento da transparência no município, que tem muito a contribuir na construção da política nacional”.
Para o coordenador executivo da Consocial, Jorge de Carvalho, “é preciso oportunizar à sociedade formas efetivas de acompanhamento do que é feito com o recurso público que, afinal, é de todos. E isso só será possível se a população tiver acesso à informação e, principalmente, se compreender os termos utilizados pelas administrações públicas nos seus processos de prestação de contas. A Consocial está aí para isso. É a hora da plena interação entre governo, conselhos e sociedade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário