terça-feira, 1 de novembro de 2011

Moema homenageada em sessão especial do Outubro Rosa na Alba

Curada de câncer de mama, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, fez um alerta às mulheres na sessão especial realizada nesta quinta-feira (27) na Assembléia Legislativa da Bahia. “Se tratado desde o início, o câncer de mama tem cura, prova disso é o fato de que eu estou aqui”, declarou. Moema terminou o depoimento entoando versos da música “Rosa”, de Pixinguinha, que ressalta as qualidades da mulher, acompanhada pelos participantes que lotavam o auditório. 
A prefeita de Lauro de Freitas foi uma das homenageadas durante o evento que debateu sobre o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização e luta contra o câncer de mama. A sessão especial foi solicitada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto e teve o apoio do Núcleo Assistencial às Pessoas com Câncer (Naspec) e da Comissão dos Direitos da Mulher. Além de Moema, foram homenageadas também Romilza Medrado e Cátia Baldini, do Naspec, e a líder comunitária do Bairro da Paz, Selma Guimarães. A Avon foi uma das parcerias que incentivaram a campanha da Assembléia Legislativa, que teve o prédio todo iluminado de cor-de-rosa pela Coelba.
“Já colocamos o mamógrafo de Lauro de Freitas à disposição do governo do Estado para ser utilizado pelo SUS porque sabemos da importância do diagnóstico precoce”, reforçou a prefeita. Lauro de Freitas é um dos cinco municípios baianos a dotar a rede própria de um mamógrafo. O aparelho está instalado na Clínica Bem Querer onde também é realizada a ultrassonografia. Os dois exames são essenciais na detecção do câncer de mama.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a primeira dama Fátima Mendonça, cuidar das mulheres é zelar pela continuidade da vida. “Elas precisam de suporte da família, da sociedade e dos poderes públicos para ter incentivo e acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do mal. Para isso precisamos de mais equipamentos e mais profissionais qualificados”.
Também participaram da sessão, Vera Lúcia Barbosa secretária de Política para Mulheres, Adriana Bacci, presidente da American Câncer Society Brasil, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça e os deputados Zé Neto, Cláudia Oliveira, Luíza Maia, Maria Del Carmem e Ivana Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário